sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Bela e a Fera. Uma longa história verídica.

Apesar do título, a minha intenção aqui não será a de “osmosear” o conhecido conto francês originalmente escrito pela Dama de Villeneuve, onde a linda e gentil Bela, filha de um blá, blá, blá, foi aprisionada em um castelo pelo Fera e blá, blá, blá, que se transformou num lindo príncipe desencantado e blá, blá blá, onde o fim óbvio prevaleceu, com uma passagem da Bíblia que conta alguns acontecidos com Davi.
Lendo e estudando as histórias do filho de Jessé, deparei-me com a narrativa bíblica em 1 Samuel 25 e encontrei algumas semelhanças dos fictícios personagens do conto com a de um casal de carne, osso e pescoço.
A bela, diz a verídica, era “sensata e formosa” (1 Samuel 25:3b) e se chamava Abigail, já a fera nominava-se Nabal e a Bíblia diz que este era abestado, digo, abastado e também “duro e maligno nas suas ações” (1 Samuel 25:3c). Além do distinto casal também encontraremos o já citado e conhecido nosso, Davi. Isso mesmo, o rei, e que aqui vai liderando algumas centenas de homens, digamos, problemáticos.
Davi retirou-se dali, e escapou para a caverna de Adulão. O que tendo ouvido seus irmãos e toda a casa de seu pai desceram para lá a ter com ele. E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. 1 Samuel 22:1-2
Dá só uma olhada no estado desses “companheiros” de Davi! “Homens-bomba-relógio” prontos para explodir e causar muitos estragos!
Davi e os “bomba” estavam em uma fuga alucinante! O rei Saul estava empreendendo uma verdadeira caçada ao “guerreiro ruivo”. Davi e seus homens fugiam e se escondiam de Saul quando uma frenética perseguição começa sobre as penhas dos montes. Coisa de filme hollywoodiano! O rei Saul com grande exército os perseguia a ponto de os cercarem, não tendo como escapar.
E Saul ia deste lado do monte, e Davi e os seus homens do outro lado do monte; e, temeroso, Davi se apressou a escapar de Saul; Saul, porém, e os seus homens cercaram a Davi e aos seus homens, para lançar mão deles. 1 Samuel 23:19
Mataram Davi e seus homens? Que nada! No meio daquele cerco chegou um mensageiro esbaforido informando que os filisteus estavam com ímpeto invadindo as terras do rei Saul.
Então veio um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te, e vem, porque os filisteus com ímpeto entraram na terra. Por isso Saul voltou de perseguir a Davi, e foi ao encontro dos filisteus; por esta razão aquele lugar se chamou Rochedo das Divisões. 1 Samuel 23:27-28 (NVI)
O rei então voltou, deixando escapar Davi e seus homens. O futuro rei de Israel tratou de se mandar para os lugares fortes e seguros de En-Gedi (1 Samuel 23:29). En-Gedi é um tipo de oásis, que fica no litoral do Mar Morto. Lugar paradisíaco com rios, cachoeiras, piscinas naturais... Lugar de beleza única. Um hotel ao ar livre para Davi e seus homens descansarem e recuperarem as forças depois de quase terem morrido.
Fonte: google.com.br
Fonte: google.com.br
Entretanto essa mordomia durou pouco tempo e Saul já estava de volta à caçada e com sede de morte.
Tendo Saul voltado de perseguir os filisteus, foi-lhe dito: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. Tomando Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, foi em busca de Davi e dos seus homens até sobre as penhas das cabras monteses. 1 Samuel 24:1-2
Quanta desigualdade! Saul com três mil homens escolhidos dentre todo Israel para fazer um enorme purê de carne de Davi e de seus homens. É o mesmo que usar um par de sandálias Havaianas pra matar uma formiguinha.
É bem verdade que Davi já não era mais uma formiguinha ruiva. O tempo em batalhas, guerras e perseguições devem tê-lo feito um cara forte e capaz de meter medo em muitos. Carregar pesadas espadas e grandes escudos é uma verdadeira malhação! Para conduzir com autoridade homens da linha dos que com ele estavam e ser deles capitão tinha de ser um sujeito barra pesada e troncudo! Sempre que ouvimos falar de Davi o vemos como o eterno garoto franzino e ruivinho que se colocou à frente de Golias. É bom perder essa impressão por aqui.
Chegou a Saul a informação de que Davi e seus homens estavam no refrescante oásis em En-Gedi.
E sucedeu que, voltando Saul de perseguir os filisteus, anunciaram-lhe, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. 1 Samuel 24:1
“- Vamos atrás da presa mais uma vez!”
Saul mais três mil homens guerreiros atrás de Davi e um só pensamento o tempo todo: vou fazer purê de Davi! Acho que de tanto pensar no purê de carne humana, o organismo de Saul teve um colapso. 1 Samuel 24:3 relata uma passagem embaraçosamente franca onde o nobre rei perseguidor precisou de uma parada para cumprir um inevitável e inadiável chamado da natureza.
Ele foi aos currais de ovelhas que ficavam junto ao caminho; havia ali uma caverna, e Saul entrou nela para fazer suas necessidades. Davi e seus soldados estavam bem no fundo da caverna. 1 Samuel 24:3 (NVI)
O “universal” Saul foi participar de uma “Sessão do Descarrego” dentro de uma das grandes cavernas locais. Havia e há ainda hoje muitas cavernas naquela região e o rei Saul, a fim de aliviar-se, escolheu logo a caverna onde Davi e seus homens-bomba estavam escondidos mais ao fundo. Esses homens-bomba-relógio vendo o que parecia ser uma oportunidade dada por Deus, incitaram Davi a matar Saul enquanto este descomia.
Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul. 1 Samuel 24:4
Davi não matou o rei apesar de ter muitos motivos para tal (assumir o reino de Israel era um deles). Ele não levantaria a mão para tirar a vida de Saul sem uma ordem clara do Altíssimo. Não esqueçamos que era o inquieto Saul, mas ele havia sido ungido rei de Israel.
Então Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: "O Senhor o tem ungido como líder da herança dele. 1 Samuel 10:1 (NVI)
Deixou, contrariando o pedido dos seus homens, que Saul se fosse da caverna. Davi então fez um pronunciamento fervoroso em seu favor e Saul, reconhecendo que o perseguido lhe poupara a vida, o deixou ir em paz.
Então Davi saiu da caverna e gritou para Saul: "Ó rei, meu senhor!" Quando Saul olhou para trás, Davi inclinou-se, rosto em terra. E depois disse: "Por que o rei dá atenção aos que dizem que eu pretendo lhe fazer mal? Hoje o rei pode ver com os próprios olhos como o Senhor o entregou em minhas mãos na caverna. Alguns insistiram que eu o matasse, mas eu o poupei, pois disse: ‘Não erguerei a mão contra meu senhor, pois ele é o ungido do Senhor’. Olha, meu pai, olha para este pedaço de teu manto em minha mão! Cortei a ponta de teu manto, mas não o matei. Agora entende e reconhece que não sou culpado de fazer o mal ou de rebelar-me. Não lhe fiz mal algum, embora estejas à minha procura para tirar-me a vida. O Senhor julgue entre mim e ti. Vingue ele os males que tens feito contra mim, mas não levantarei a mão contra ti. Como diz o provérbio antigo: ‘Dos ímpios vêm coisas ímpias’; por isso não levantarei a minha mão contra ti". "Contra quem saiu o rei de Israel? A quem está perseguindo? A um cão morto! A uma pulga! O Senhor seja o juiz e nos julgue. Considere ele minha causa e a sustente; que ele me julgue, livrando-me de tuas mãos." 1 Samuel 24:8-15 (NVI). ...foi Saul para sua casa, mas Davi e os seus homens subiram ao lugar forte. 1 Samuel 24:22
1 Samuel 24:22
E foi Saul para sua casa, mas Davi e os seus homens subiram ao lugar forte.
1 Samuel 24:22

1 Samuel 24:22
Tudo certo então? Paz à vista? Aooooonde, amigo! Foi somente uma pausa. Saul, o cabeça dura, voltará a perseguir Davi e os amargurados no capitulo 26 e entre uma perseguição e outra está a história sobre a bela Abigail e a besta-fera Nabal.
O inicio do capítulo 25 fala da morte do homem de Deus e profeta Samuel. Ele foi enterrado e pranteado em Ramá ou Ramataim-Zofim onde nasceu. Davi e seus homens fugiram para o deserto de Parã.
Diz-nos a Escritura que Davi, ainda no deserto, soube que Nabal, homem muito rico, saiu com seus servos para apascentar e tosquiar as ovelhas.
Os “fugitivos” encontraram os servos de Nabal no deserto e iniciaram por conta própria um serviço de segurança privada chamado “DAVIZÃO & OS BOMBA - SEGURANÇA DE OVINOS E CAPRINOS”. Eles até tinham uma logomarca! Achei-a em uns escritos antigos por aí...

Sabemos que o comum e correto é que todo serviço precisa ser concordado pelas partes e não por uma somente, pois Davi fez o incomum e o incorreto! Começou o serviço e esqueceu de avisar ao dono dos bichos, o tal Nabal, que eles estavam fazendo a proteção das ovelhas e dos pastores/tosquiadores lá no deserto.
Convenhamos que o serviço oferecido era um excelente negócio para Nabal. Feras e ladrões deviam ser comuns naquela época. Imagino que ter a Davi, em cujo currículo constava a morte de urso e um leão, ambos com as próprias mãos, mais a morte de um filisteu cabeçudo com uma pedra; somados a isso ainda temos os coligados de Davi: algumas centenas de homens armados e todos vigiando as ovelhas e os empregados do barão bem no tempo da tosquia. Essa proteção era o filé do Carmelo, para não dizer o filé da Bahia. É bom saber que a época da tosquia era de lucro e de muita festa, de hospitalidade e de grandes banquetes.
Davi acertou em cuidar e proteger os animais desse afortunado camarada, pois em troca de toda essa proteção (um exército exclusivo!) bastaria um punhado da deliciosa farinha de Nazaré (nesse caso não é a “das Farinhas”) para a farofa, umas dez ovelhas no espeto temperadas no sal grosso e no alecrim, um barril de água, alguns litros de vinho, uns pães com manteiga e alho e só! Salário pago e estariam quites! Mas não foi isso que ocorreu. Quem disse que Nabal era esse amor de patrão? Mas o presidente da empresa prestadora de serviço, o tal Davizão, não conhecia o cara e não tinha a mínima ideia de quem era a figura. Olha só o naipe do sujeito e faça a conta: pense em homem muito ruim, some a este malignidade em todo o seu trato, multiplique isso a perfeitos 7kg da mais pura tolice, subtraia discretamente o fato dele ser da casa do perseverante irmão Calebe e teremos como resultado um filho de Belial.
(...) e ele é tal filho de Belial, que não há quem lhe possa falar. 1 Samuel 25:17
Belial significa adversário do povo escolhido, aquele que se opõe à luz, ao bem e que não se importa com o Senhor (1 Samuel 2:12), ou seja, filho de Belial, Belialzinho é! E era assim que os próprios servos de Nabal o viam. Tolo ou insensato é o significado do nome Nabal. Acho que num sonho ou numa visão um ser qualquer, envolto numa luz neon roxa disse à mãe desse indivíduo:
Eis que conceberás e darás a luz um bicho ruim que só e porás o nome dele Nabal, porque ele será um tolo ignorante e idiota até o fim dos seus dias. Invencionices 1:2
Que mãe daria um nome desse ao seu filho? Hora de pegar o pagamento pelo serviço.
Davi faminto e vendo seus empregados de igual forma esfomeados, envia uma comitiva de 10 dos seus executivos ao dono dos bichinhos, recomendando-lhes que falem de forma cordial e elogiosa em nome do afamado guerreiro e presidente Davi, o filho de Jessé.
Como recusariam um pedido feito por ele? Quem em Israel não havia ouvido a história daquele que com uma pedra numa funda derrubou e matou o gigante filisteu? Quem é que não soube das proezas de Davi e do canto das mulheres sobre as vitórias dele sobre dez milhares? Quem não sabia que ele seria o próximo rei sobre todo o Israel? Leiamos as doces palavras de Davi a Nabal.
Direis àquele próspero: Paz seja contigo, e tenha paz a tua casa, e tudo o que possuis tenha paz! Tenho ouvido que tens tosquiadores. Os teus pastores estiveram conosco; nenhum agravo lhes fizemos, e de nenhuma coisa sentiram falta todos os dias que estiveram no Carmelo. Pergunta aos teus moços, e eles to dirão; achem mercê, pois, os meus moços na tua presença, porque viemos em boa hora; dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão. 1 Samuel 25:6-8
As palavras de Davi estão carregadas de paz, cheias de bênçãos (luias!). Ele faz questão de informar do cuidado que teve com os pastores e com as ovelhas e ciente de que era uma boa hora para uma petição se coloca como servo e até como filho e pede “qualquer coisa”. Ele nem especifica o salário! Imagine a fome e o desgaste de Davi e dos seus e como havia entre eles a esperança de uma alimentação farta e diversificada! Se esse diálogo fosse um jogo de voleibol teríamos o “saque viagem” do time de Davi.
Lá se vai a comitiva em viagem andando alguns quilômetros sob o sol pelo deserto ao encontro de Nabal. Olha o diálogo voleibol aí de novo! Nabal recebe o saque viagem, mas recebe muito mal e a bola sobe junto à rede... Acompanhe o jogo!
E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm? 1 Samuel 25:10-11
O chef Daviêt dour Desertour (fineza fazer biquinho para correta pronúncia, ok?) já havia ligado a churrasqueira e a grelha aquecida já esperava pelas carnes bem temperadas, gordas e suculentas. Lá vem a comitiva de Davi... De mãos vazias?!
- “Cadê a carne? Onde estão as entradinhas? Estão vindo após vocês? Hum? Não? Nem pão com alho ele deu? Mandou pelo menos uns ossos?” Perguntou Davi.
Quando li sobre essa volta de mãos vazias lembrei-me do Incrível Hulk. Pois bem, o humilde, pacífico e abençoador Davi vai nos intrigar e ficar verde de raiva tornando-se algo semelhante ao personagem da Marvel Comics. Palavras de Davi, o Hulk do Deserto:
Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e Davi também cingiu a sua, e subiram após Davi cerca de quatrocentos homens... 1 Samuel 25:13
Ora, Davi tinha dito: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, de sorte que nada lhe faltou de tudo quanto lhe pertencia; e ele me pagou mal por bem. Assim faça Deus a Davi, e outro tanto, se eu deixar até o amanhecer, de tudo o que pertence a Nabal, um só varão. 1 Samuel 25:21-22
Logo de cara é interessante notar como o mesmo Davi, fujão e manso, que mostrara misericórdia para com Saul quando este estava em suas mãos lá na caverna e declamou aquela tão bela defesa, se transforma agora com um pensamento assassino, frio, irascível e sem piedade alguma para com a casa de Nabal. Ainda bem que Deus estava de olho nos passos e atitudes de Davi!
Um detalhe curioso é que Davi também cingiu a sua espada e essa não era uma espada qualquer. Era a famosa e única “Espada-Arranca-Cabeça-de-Gigante”. É fraca? É leve? É pequena? Será que o rapaz continua franzino? Seria a bagaceira completa na casa de Nabal!
Davi perguntou a Aimeleque: "Você tem uma lança ou uma espada aqui? Não trouxe minha espada nem qualquer outra arma, pois o rei exigiu urgência". O sacerdote respondeu: "A espada de Golias, o filisteu que você matou no vale de Elá, está enrolada num pano atrás do colete sacerdotal. Se quiser, pegue-a; não há nenhuma outra espada". Davi disse: "Não há outra melhor; dê-me essa espada". 1 Samuel 21:8-9 (NVI) Aimeleque consultou o Senhor em favor dele; também lhe deu provisões e a espada de Golias, o filisteu". 1 Samuel 22:10 (NVI)
Fonte: google.com.br
Está acompanhando o jogo ainda? A recepção ruim de Nabal subiu junto à rede, não foi isso? Tal acontece no jogo acontece aqui, pois Davi toma um impulso mortal e sobe com quatrocentos homens pra cortar. Estou falando cortar mesmo, passar a espada, sem analogias! E só pra temperar o massacre que está para acontecer vale lembrar que esses homens estavam em profundo aperto, endividados sem ter como saldar dívidas, com o espírito desgostoso e amargurado, recém caçados e quase mortos pelo exército de Saul, chateados com tudo e com todos e com fome, muita fome. Corre, Nabal!
Não justificaria a mortandade à casa de Nabal pelo simples fato deste não ter dado alimento a Davi e seus homens. Nabal nada acertou com Davi sobre isso. Não havia lei sobre tal procedimento de Davi para com os bens daquele homem, poderia sim, haver um gesto de gratidão espontâneo deste último. Mas Nabal não era um bom homem, como já vimos.
Nesse ponto da narrativa onde o quadro muda temos um personagem coadjuvante, mas de muita importância. No roteiro ele não tem nome, é um jovem servo de Nabal, mas que conhecia muito bem quem era a fera para quem trabalhava. Quando este jovem viu o destratar de Nabal à comitiva de Davi e sabendo ele quem eram aqueles homens e quem era Davi, contemplando a nada discreta “Espada-Arranca-Cabeça-de-Gigante”, entendeu logo que alguma desgraça sem proporções estaria para acontecer. Ele então correu e anunciou o acontecido a Abigail, mulher de Nabal. O jovem servo sabia que bastava dar alguma comida e bebida àqueles homens e os despedir e que eles realmente procederam com bondade para com todos, protegendo-os vinte e quatro horas por dia.
No entanto, aqueles homens foram muito bons para conosco. Não nos maltrataram, e, durante todo o tempo em que estivemos com eles nos campos, nada perdemos. Dia e noite eles eram como um muro ao nosso redor, durante todo o tempo em que estivemos com eles cuidando de nossas ovelhas. 1 Samuel 25:15-16 (NVI)
Contudo ele deve ter notado como o rosto dos enviados por Davi deve ter mudado após a dureza nas palavras de Nabal. Eles já não estavam bem, lembra? Eram guerreiros, eram muito fortes e certamente tinham aquelas assustadoras cicatrizes de batalha por todo o corpo e não deviam ser nada pequenos. Vejamos as palavras desde assustado jovem servo a Abigail:
Considera, pois, agora e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa; e ele é tal filho de Belial, que não há quem lhe possa falar. 1 Samuel 25:17
Teste Relâmpago
UNIVERSIDADE DA VIDA (UVBA) - Questão 01.
Marque assertiva correta:
Um homem abestalhado destratando homens maus + Davi com sua Super Espada + Homens maus querendo fazer maldade + Nuvem da morte. Todos se aproximando. Se você estivesse em lugar de Abigail, mulher do “doce e meigo” Nabal, você:
A) Sairia (já com roupas de luto) pra procurar seu brinco velho e falsificado que havia caído a uns 2km, lá depois da curva do monte.
B) Tomaria um dopante bem forte e iria dormir no porão da casa (com roupas de luto. claro!).
C) Se colocaria na linha de frente e intercederia chorando aos pés do raivoso Davi por um homem tolo, ignorante, bruto, mal educado, merecedor da morte mais escabrosa e que sempre maltratou os que cuidavam dele.

Certamente a maioria de nós deixaria o pior acontecer, mas não foi assim que pensou esta exemplar mulher. A atitude de Abigail daria pra criar um texto tão grande quanto esse! A alternativa que Abigail escolheu foi a de justamente poupar a vida do seu marido, ainda que fosse ele um Nabal, um tolo! Ela prontamente correu e retirou dos seus depósitos todo alimento necessário para alimentar os homens de Davi. E não era pouca coisa! Com certeza em casa havia muito mantimento. Lembremos que Nabal era um homem muito rico.
Então Abigail se apressou, e tomou duzentos pães, e dois odres de vinho, e cinco ovelhas guisadas, e cinco medidas de trigo tostado, e cem cachos de passas, e duzentas pastas de figos passados, e os pôs sobre jumentos. E disse aos seus moços: Ide adiante de mim, eis que vos seguirei de perto. O que, porém, não declarou a seu marido Nabal. 1 Samuel 25:18 e 19
Que atitude corajosa essa de Abigail! Não é à toa que a Escritura registra um raro elogio chamando-a de sensata e formosa. A sensatez de Abigail é diametralmente oposta à tolice de Nabal. Prudência, ajuizamento, condizente em seus hábitos e condutas são o perfume exalado por essa mulher. Abigail saiu a enfrentar um exército de homens com desejo assassino em seus corações, e assim que se deparou com eles, se inclinou com o rosto em terra perante o líder Davi como demonstração de reverência e respeito.
E sucedeu que, andando ela montada num jumento, desceu pelo encoberto do monte, e eis que Davi e os seus homens lhe vinham ao encontro, e ela encontrou-se com eles. E disse Davi: Na verdade que em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem. Assim faça Deus aos inimigos de Davi, e outro tanto, se eu deixar até amanhã de tudo o que tem, até mesmo um menino. Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. 1 Samuel 25:20-23
Davi deve ter tomado um susto ao ver aquela linda mulher se atirar em sua frente e de joelhos dirigir-lhe a palavra rogando pela vida do seu marido, que ela mesma chama e reconhece-o como homem vil. Vil é aquele que tem pouco valor, que é barato, mesquinho, miserável, abjeto, canalha e infame!
Ela caiu a seus pés e disse: "Meu senhor, a culpa é toda minha. Por favor, deixa a tua serva lhe falar; ouve o que ela tem a dizer. Meu senhor, não dês atenção àquele homem mau, Nabal. Ele é insensato, conforme o seu nome significa; e a insensatez o acompanha. Contudo, eu, tua serva, não vi os rapazes que meu senhor enviou. "Agora, meu senhor, juro pelo nome do Senhor e por tua vida que foi o Senhor que o impediu de derramar sangue e de vingar-se com tuas próprias mãos. Que teus inimigos e todos os que pretendem fazer-te mal sejam castigados como Nabal. E que este presente que esta tua serva trouxe ao meu senhor seja dado aos homens que o seguem. Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti. Mesmo que alguém te persiga para tirar-te a vida, a vida de meu senhor estará firmemente segura como a dos que são protegidos pelo Senhor teu Deus. Mas a vida de teus inimigos será atirada para longe como por uma atiradeira. Quando o Senhor tiver feito a meu senhor todo o bem que prometeu e te tiver nomeado líder sobre Israel, meu senhor não terá no coração o peso de ter derramado sangue desnecessariamente nem de ter feito justiça com as próprias mãos. E, quando o Senhor tiver abençoado a ti, lembra-te de tua serva". 1 Samuel 25:24-31 (NVI)
O discurso de Abigail é algo fantástico! É muito bem tecido, fluente, cheio vida e de esperança e certeza no Senhor Deus. Ela assumiu completamente a culpa pelo ocorrido, referiu-se a Davi como senhor dela, colocando-se em posição de serva, confiou que o Senhor Deus de Israel estava com Davi nas suas batalhas além de reconhecer que Deus faria dele o futuro rei em Israel.
Observemos que ela fez uma previsão sobre Nabal de que este seria castigado por seu ato egoísta e que da mesma forma ocorresse com os inimigos de Davi. Dito e certo! A resposta de Davi mostra por que ele é chamado de “o homem segundo o coração de Deus”.
Ao que Davi disse a Abigail: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro! E bendito seja o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão! 1 Samuel 25:32 e 33
O sedento por sangue e vingativo Davi havia sido acalmado pelas sensatas palavras daquela mulher. Ele então aceitou o que Abigail havia trazido, recobrando o ânimo e voltando a ser o pacífico Davi.
Sobe em paz à tua casa; vê que dei ouvidos à tua voz, e aceitei a tua face. 1 Samuel 25:35
Ô, Davi? Esse “aceitei a tua face” está me cheirando a cantada, viu? Mas pudera, Abigail também largou no vento um tal “lembra-te da tua serva”! Não tenho dúvidas de que Abigail sentia que seu marido, pela vida tola e irascível que levava, um dia acabaria sucumbindo a alguém a quem ele destratasse e caso isso ocorresse futuramente, o pedido já estava feito: Não se esqueça de mim, não! Os ares futuros já estavam sendo inalados no presente de ambos...
Abigail voltou para sua casa e Nabal seu marido estava dando um grande banquete, “como banquete de rei” (1 Samuel 25:36b). Que contraste! Não quis dar um pedado de carne para os homens de Davi e faz um banquete enorme pra si no mesmo dia? Ainda acha quem o defenda!
Concluo que apesar da resposta de Nabal aos mensageiros de Davi, quando estes vieram pedir-lhe alguma coisa, era impossível que ele não soubesse quem era ou quem seria Davi em Israel e todos os seus feitos. Abigail não o sabia? Os servos todos não sabiam? Porque Nabal não? O que ele fez foi desdenhar a título de humilhação e maldade e, pelo amor aos bens materiais que possuía, pagará caro. O tesouro de Nabal estava em suas riquezas e bens e ali estava também o seu coração (Mateus 6:21).
Falando em morte, a sujeita de capa preta e foice afiada estava batendo à porta do cara e ele nem sabia. Embriagado depois do banquete, o chefe da casa foi dormir. Abigail nada disse sobre o ocorrido com Davi, mas quando amanheceu e o tolo já estava livre do vinho, sua mulher veio e baixinho cochichou todo o ocorrido. Palavras excessivamente salgadas colocadas em abundância nas veias de um hipertenso em estado crítico.
Sucedeu, pois, que, pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe contou essas coisas; de modo que o seu coração desfaleceu, e ele ficou como uma pedra. Passados uns dez dias, o Senhor feriu a Nabal, e ele morreu. 1 Samuel 25:37-38
Davi não precisou levantar a mão contra Nabal. O tolo, pela tolice cometida, pagou com a própria vida ao saber do mal que estava para vir sobre ele e que foi aplacado por sua mulher. Penso que Nabal nem precisou escutar toda a história para ter um ataque do coração! Só em saber que um exército de homens fortes e guerreiros, liderados por Davi estava bem próximo, completamente armados e decididos a derramar o sangue dos da sua casa era motivo pra cair duro! Poderia pensar ele: “Não acredito que aquele homem ouviu a voz de Abigail! Essa mulher quase não fala! É certo que voltará e matará todos os da minha casa! Ai!” Ou quem sabe o cara pirou o cabeção porque sua mulher tirara da sua despensa tanto alimento para os esfomeados do deserto (401 homens!) e a raiva foi tamanha que o coração não aguentou e deu um tilt? Se foi esse o caso, mereceu, fominha! Nabal ainda ficou por alguns dias vivo até que morresse. Deus poderia ter ferido mortalmente e instantaneamente, mas não o fez! Como há chance de mudança ainda hoje para tantos outros, Deus, em Sua misericórdia, pode ter oferecido alguma chance a Nabal de arrepender-se por tantos males que havia feito. Quem sabe sua mulher não lhe falou do Senhor Deus de Israel e do quanto Ele amava os que se arrependiam? Quem sabe ele não creu e entregou a vida ao Dono da vida no leito da morte? Quem sabe, hein?
O relato vai se concluindo com Davi tomando Abigail por sua mulher, que não relutou em aceitar ao pedido de casamento apressando-se em ir com ele, deixando para trás toda a fortuna de Nabal, sua própria herança!, para seguir um, até então, errante pelo deserto. Certo que depois veio a se tornar rei e ela rainha em Israel. Bom para ambos e enfim, viveram Davi e Abigail felizes para sempr... nãããããããão! Espera um pouco! Felizes até 1 Samuel 30, quando Abigail é sequestrada em Ziclague juntamente com outros pelos amalequitas, mas Davi, que foi impedido de derramar sangue antes, foi atrás da sua linda mulher e sob a orientação de Deus fez a “Espada-Arranca-Cabeça-de-Gigante” cantar sem dó, se é que vocês me entenderam. Sem dó... Cantar... Notas musicais, sons, sacou? Com Abigail de volta aos seus braços firmaram-se em Hebrom onde foi ungido ali rei sobre a casa de Judá. E assim temos agora a Bela e o Belo, rei e rainha, felizes!
Impossível não extrairmos grandes lições dessa passagem bíblica. Algumas boas, exemplares e imitáveis e algumas outras que sequer devem ser pensadas em ser praticadas.
As maiores lições nós poderemos ver na pessoa sensata de Abigail e elas são incontáveis! A palavra branda que desviou o furor de Davi; o proceder extremamente zeloso e amável para com os da sua casa mesmo com o marido que possuía; a postura inteligente e sábia, que durante anos cuidou e soube controlar as situações em que seu marido certamente se envolveu etc. Releia o texto de 1 Samuel 25 e perceba as diversas qualidades que podem ser extraídas dos "mocinhos".
Vimos também como uma resposta mal dada ou uma atitude egoísta e impensada pode trazer grande desespero e morte. Nabal, por ter um amor idólatra aos seus bens e riquezas sofreu as consequências mortais pelo seu apego e teve um triste fim. Maior amor às coisas que às pessoas sempre terá como resultado solidão e triste morte. A ignorância nas palavras do tolo também o tornava repulsivo aos que com ele andavam, a ponto de seus servos (e até sua mulher!) terem um péssimo conceito dele. Muito provavelmente os empregados cumpriam as ordens mais por respeito e intervenção de Abigail do que pelo próprio Nabal.
É válido salientar que o grande tesouro extraído do texto é o fato de que devemos deixar tudo nas mãos do Senhor Deus, pois Ele é quem sabe o tempo, o propósito, o lugar, o modo e faz tudo para o bem daqueles que O amam. Deus nunca se furtará de abençoar a todos quantos, de coração sincero, viverem na Sua presença e O buscarem de todo o coração, deixando seus problemas e necessidades aos Seus pés, mas também não deixará de condenar e dar a paga a todos quantos se fazem inimigos e constantemente se rebelam contra o Todo-Poderoso.

Porque Dele, e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glórias pois a Ele eternamente. Amém. Romanos 11:36

Em Cristo,

Vosso irmão,

Carlos Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário